quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Mauricio Galian - Perspectivas do Seguro de Autómovel

O presidente da Comissão de Automóvel da FenSeg, Mauricio Galian, prevê a continuidade do crescimento da carteira de auto em 2011, mas reconhece que fatores "exógenos" ao mercado (inflação e juros, por exemplo) podem afetar o ritmo dos negócios.

Qual sua avaliação do desempenho do ramo de Automóvel para o ano?

O segmento de seguros para automóveis apresentará em 2010 resultados animadores e positivos, tanto em relação ao crescimento dos prêmios emitidos quanto nos resultados apresentados. O segmento deverá fechar 2010 com crescimento dos prêmios emitidos próximo a 15%, aproveitando o bom momento da venda de veículos no Pais, e deverá apresentar uma redução da sinistralidade da carteira em quase 5%, fruto de varias iniciativas implantadas pelas seguradoras do mercado desde o 2º trimestre de 2009, como ações de subscrição de riscos, negociações e atendimento dos sinistros. Em 2011, as previsões são otimistas, mas o ritmo de crescimento de prêmios emitidos tende a ser menor que em 2010 e, possivelmente, com estabilidade da sinistralidade. Logicamente, essas previsões dependerão fortemente da alguns fatores exógenos ao mercado, principalmente das políticas econômicas que o novo governo implantar.

A fase favorável da economia é destacada em todas as avaliações de especialistas para o bom desempenho do mercado segurador. Ocorre que, nos últimos trimestres, houve uma desaceleração, sem afetar, porém, a previsão de expansão do PIB de 7,5%. No ramo de automóveis, há sinalização de desaceleração a curto prazo e como deve ser o desempenho nos primeiros meses de 2011 (queda, estabilidade ou alta?). Em dezembro, como devem se comportar as vendas?

O segmento de seguros para automóveis segue em ritmo normal, apesar dos rumores de desaceleração das vendas de veículos no mercado interno. O comportamento das vendas de seguros em dezembro deverá seguir próximo aos meses anteriores. Geralmente, a venda de veículos no mercado interno tende a sofrer com os aumentos das taxas de juros dos financiamentos. E, por consequência, esse efeito acaba afetando as vendas de seguros. Em 2011, existe uma forte tendência a esse movimento de aumento dos juros, o que poderá, de acordo com a combinação quando e quanto, diminuir a expansão do mercado.

Que fatores podem afetar ou favorecer o desempenho de seu ramo?

Entre alguns fatores que poderão afetar, negativamente, o desempenho do mercado, há aumento da inflação e/ou dos juros de financiamento, além de encarecimento das matérias-primas utilizadas pelo setor. Positivamente, podemos destacar o inicio dos investimentos nas obras para a Copa do Mundo de 2014, as Olimpíadas de 2016, Trem-bala, dentre outros projetos de grande importância e tamanho que irão movimentar a economia e as frotas regionais, além dos investimentos do governo em infraestrutura do Pais que podem desonerar os custos de produção e dos serviços.

Qual sua expectativa de crescimento para 2011?

A expectativa é de um crescimento em torno de 6%.


http://www.fenaseg.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário