segunda-feira, 9 de novembro de 2009

ÉTICA DO CONTADOR - A PROFISSÃO


O bacharel em CIÊNCIAS CONTÁBEIS, antes de mais nada, é um profissional eclético. Todo e qualquer patrimônio necessita de critérios de formatação e de avaliação, fato do dia-a-dia do Profissional em Contabilidade.

A identificação, análise e, finalmente, determinação do impacto das transações no patrimônio das entidades, exige do Profissional um amplo e variado leque de conhecimento. O mundo vem experimentando violentas transformações e requer versatilidade e abrangência nas interpretações. O Profissional Contábil está treinado e habilitado, na extensão do seu necessário envolvimento como requisito mínimo nos assuntos econômicos, tributários, organizacionais e comportamentais, a direcionar as conclusões da lógica contábil sempre respaldado por princípios e normas técnicas dando espaço à propalada interpretação da condição, qualidade e valor do patrimônio. Nenhuma decisão de negócio é tomada sem os dados contábeis e somente o Profissional Contábil dispõe de preparo técnico para com tais dados disponibilizar a verdade patrimonial e a direção dos negócios.

A realidade de mercado hoje exige um profissional pronto para assumir novas responsabilidades. Mais do que apenas registrar os atos e fatos da empresa, deve ser uma verdadeira “bússola” dos negócios e ajudar a administração a manter o negócio na rota prevista. Para desempenhar essas funções com a máxima competência, sua formação hoje deve conter não só noções sólidas de finanças, economia e gestão, mas, também, de ciências humanas, ética e responsabilidade social.

O bacharel em Ciências Contábeis está capacitado para pesquisar, analisar e discernir a par de muito bom senso, todo o sistema de informações econômico-financeiro e patrimonial das Entidades.
http://www.crcsp.org.br/index2.asp?l=

4 comentários:

  1. Como professor e profissional de contabilidade, eu gostaria muito de acreditar que nossa classe está preparada para assumir os desafios que estão sendo colocados pelo mercado.
    Acho que as faculdades e o profissional de contabilidade precisam evoluir bastante, pois a grande maioria dos nossos têm sérias dificuldades para integrar conhecimentos de negócios, gestão e técnicas de contabilidade.
    E ainda hoje existem pessoas (inclusive contadores) que dizem que "contabilidade é somente débito e crédito". Quem pensa assim deve estar distante do mercado, igonorando o papel que as grandes empresas esperam que o contador assuma.

    ResponderExcluir
  2. A contabilidade está passando por um processo de evoluação e mudanças muito grande. hoje o contador tem a função muito além do que "guarda-livro" como era conhecido. Ele deve ser uma peça tão importante quanto o seu papel. Não apenas fechar balanços, e sim analisar a empresa, ser um consultor. Ele pode desempenhar inumeros papéis, ele é agora o consultor da empres que pode e deve indicar caminhos a seguir. A empresa e o contador devem estar juntos, na mesma direção.

    ResponderExcluir
  3. Todas as empresas merecem atenção especial deste profissional, que é o contador ! Não parece, mas está nas mãos dele a responsabilidade de tomar algumas decisões e seguir caminhos alternativos, sempre visando a saúde financeira da instituição. Parabéns a este grande profissional, a qual o mercado de trabalho tanto precisa !

    ResponderExcluir
  4. Fala Familia!

    Parabêns pelo blog, esta show

    ate mais..!

    ResponderExcluir