terça-feira, 24 de novembro de 2009
PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO (FERRAMENTAS)
O sucesso de um planejamento orçamentário corporativo está baseada na flexibilidade e na capacidade para responder a mudanças, na forma com que lida com os valores tangíveis e intangíveis, no respeito as pessoas, na tradução perfeita da estratégia da empresa e na capacidade de democratizar as informações da empresa convertendo-se numa ferramenta de negócios (ágil e dinâmica) que ajudará a empresa comunicar, organizar e controlar todo o ambiente em sua volta, aliando o pensamento estratégico da empresa através das pessoas (competências e atitudes).
Você sabe quanto a sua organização custa por mês? Você sabe quanto a sua organização precisa para executar um determinado projeto? A sua organização tem orçamento? É preciso pensar nisso.
Orçamento, descrição do conjunto de receitas e despesas de uma organização em um período determinado, representado, muitas vezes, pelo período de 12 meses, está presente, inclusive, em projetos encaminhados para aprovação de financiamentos. O orçamento é criado a partir do levantamento das entradas de recursos e gastos da instituição que aconteceram no período anterior, projetados para o futuro. Ou, uma análise de custo de produtos e de manutenção da infra-estrutura para um projeto específico. É um planejamento de gastos e recebimentos: o planejamento orçamentário.
O planejamento orçamentário é apresentado em forma de planilha (do Excel ou de softwares de gerenciamento), em que a unidade de tempo é o mês (ou bimestre, ou semanas, de acordo o critério da organização), classificados por naturezas ou rubricas – descrição das entradas e saídas – e o total de recursos disponibilizados para cada natureza ou rubrica no mês referente.
Com esse planejamento, a organização pode identificar pontos críticos em que serão necessários maiores cuidados, realizando ações diretas que possam minimizar problemas. Como também, saber o quanto deve captar de recursos para poder suprir as necessidades da organização. Os orçamentos, então, são criados para gerir a organização e/ou projetos específicos.
É importante que o orçamento esteja adequadamente mensurado, pois definirá as estratégias que a organização irá adotar, definirá parcerias em função da transparência, permitirá tomada de decisões com maior facilidade e segurança, possibilitando uma visão mais abrangente sobre vários aspectos da organização.
http://lauroprado.tripod.com/ezine/ed42.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Eu acredito que apartir da DRE do ano anterior aliado a outros departamento, tais como: financeiro, economico entre outros juntamente com a contabilidade pode se ter o planejamento orçamentario ideal.
ResponderExcluirFlávio Lopes de ALmeida.